O Escritório

Iniciamos nossas atividades em 18 de agosto de 2008 sob a denominação original de “Pontes & Lima Advogados Associados”, com registro na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Maranhão sob o número 247, tendo nesta época como principal foco de atuação o exercício da advocacia empresarial consultiva (extrajudicial) e contenciosa (judicial) nas áreas do Direito Civil, Comercial, Consumidor, Administrativo e Individual do Trabalho no Estado do Maranhão.

Quatro anos depois, mais precisamente em 22 de junho de 2012, nossa banca recebeu novos sócios, oriundos de outras bancas com atuação de âmbito nacional, passando à denominação atual de “Lara, Pontes & Nery - Advogados”, consolidando desde então o seu foco de atuação na advocacia empresarial consultiva (extrajudicial) e contenciosa (judicial), ampliando consideravelmente as suas áreas de atuação para atender, além das áreas citadas, também as áreas do Direito Coletivo do Trabalho, Direito Imobiliário, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Penal Empresarial, com forte e destacada atuação no assessoramento jurídico de projetos industriais, comerciais e agrícolas no Estado do Maranhão, desde o Porto do Itaqui até a Bacia do Parnaíba.

Ainda em 2012 passamos a ser referência do Prêmio Innovare no Estado do Maranhão (posteriormente também no Estado do Piauí), depois que o sócio Marco Lara aceitou o convite de permanecer como Consultor do Instituto Innovare, função desempenhada desde 2006 mas que havia sido deixada ao seu substituto no antigo escritório.

Dois anos mais tarde, mais precisamente em 11 de julho de 2014, o crescimento da demanda comercial e do agronegócio na região dos Cocais nos permitira inaugurar nossa primeira sucursal, na cidade de Codó/MA, fruto do deslocamento do escritório de representação que mantínhamos em Santo Antônio dos Lopes/MA.

A experiência no assessoramento jurídico de projetos industriais e agrícolas (desde a obtenção de licenças ambientais ou instituições de servidão / desapropriações até a defesa de clientes em ações civis públicas e afins) logo nos permitira a abertura da nossa segunda filial, em 28 de abril de 2017 (em operação desde dezembro de 2016), na cidade de Imperatriz/MA, a segunda maior cidade do Estado do Maranhão, destinando-se ao atendimento de diversas demandas relacionadas às atividades industriais de produção de celulose na região.

Em 2017 passamos a atuar em outros projetos industriais de âmbito regional, principalmente nas áreas de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica na região Nordeste (especialmente as de matriz renovável, como a energia eólica), extrapolando as fronteiras do Estado, o que nos proporcionou profundo e valioso conhecimento das particularidades regionais, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, tendo contribuído para a geração de milhares de empregos, diretos e indiretos, temporários e permanentes, além da geração de renda e desenvolvimento.

Ainda em 2017, a crescente demanda e a necessidade de acompanhamento mais próximo dos processos tanto nos órgãos da Administração Pública Federal, quanto nos Tribunais Superiores e da 1ª Região Federal, sediados na capital federal, nos permitira inaugurar em Brasília/DF a nossa terceira filial, em 28 de novembro de 2017.

Em 2018 o nosso histórico de atuação se consolidara definitivamente e citação voluntária dos nossos clientes nos rendera o selo de “Escritório Mais Admirado” do Brasil, juntamente com outras bancas nacionais destacadas no anuário “Análise Advocacia 500”, da editora Análise, tendo sido na mesma edição o sócio Marco Lara referido nominalmente por sua destacada atuação no Estado do Maranhão.

Tudo isto, longe de nos envaidecer, aumenta a nossa responsabilidade de continuar sendo referência na advocacia empresarial no Maranhão e no Brasil. Que venham novos desafios!

Missão

Exercer a advocacia com ética, lealdade, qualidade e inovação, aliando experiência profissional ao conhecimento das peculiaridades locais, com foco na obtenção dos melhores resultados, zelando pela evolução, bem-estar e satisfação dos nossos colaboradores, clientes e parceiros.


Visão

Ser um dos mais eficientes e confiáveis escritórios de advocacia empresarial do país. Acompanhar e aplicar inovações tecnológicas no exercício da advocacia, sem desprezar a qualidade técnica e os valores norteadores.


Valores

Integridade, segurança, ética profissional, responsabilidade social, meritocracia, comprometimento e eficiência na prestação de serviços.

Veja nossa Linha do Tempo


Um pouco da nossa história e das nossas realizações.

  • agosto/2008 Pontes & Lima Advogados Associados

    Fundação do escritório, tendo já como foco embrionário de atuação algumas áreas do Direito Empresarial.
  • junho/2012 Lara, Pontes & Nery Advogados

    Escritório recebe novos sócios e muda de nome, ampliando consideravelmente sua atuação para outras áreas do Direito Empresarial.
  • janeiro/2013 Referência do Prêmio Innovare

    Sócio Marco Lara convidado a permanecer como Consultor do Instituto Innovare, função que desempenhava desde 2006.
  • julho/2014 Sucursal Codó/MA

    Inauguração da primeira Sucursal, na cidade de Codó/MA (região dos Cocais).
  • novembro/2016 Sucursal Imperatriz/MA

    Operação da segunda Sucursal, na cidade de Imperatriz/MA (região tocantina, segunda maior cidade do MA).
  • novembro/2017 Sucursal Brasília/DF

    Inauguração da terceira Sucursal, em Brasília/DF (a primeira fora do Maranhão).
  • novembro/2018 Eleito escritório Mais Admirado

    LPN Advogados (e seu sócio Marco Lara) eleito pelos clientes como "Mais Admirados", segundo a revista especializada “Análise Advocacia 500”.